Webmail

IESP faz alerta sobre o uso de preservativo para prevenir IST durante o Carnaval 2023!

Com o Carnaval se aproximando e tantas pessoas empolgadas para celebrar nos blocos de rua, surge a necessidade de relembrar os foliões da importância de curtir o feriado com atitudes saudáveis e responsabilidade.

Segundo dados epidemiológicos recentes, diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis têm persistido no Brasil e no mundo, apresentando crescimento no número de pessoas infectadas, especialmente entre os jovens, o que causa um grande impacto na saúde pública.

São alguns exemplos de ISTs: herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C, infecção pelo vírus linfotrópico de células T humanas (HTLV), entre outras.

Algumas ISTs podem não apresentar sinais e sintomas, e, se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. 

A principal maneira de prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis é usar preservativo em todas as relações sexuais. Além disso, a camisinha também previne a gravidez não planejada.

Por isso, as unidades de Atenção Primária sob a gestão do IESP disponibilizam gratuitamente preservativos para toda a população como uma forma de conscientizar sobre a importância da prevenção de ISTs não apenas nos dias do carnaval, mas durante o ano todo. 

E, caso você tenha se exposto a uma situação de risco, como sexo desprotegido, por exemplo, procure uma unidade básica de saúde para realizar o teste rápido para IST.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Doe uma chance!

Doar sangue é um ato de amor e esperança. No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembre-se de que sua doação pode ser o milagre

Saiba mais »
plugins premium WordPress